Como denunciar maus-tratos

89536_ext_arquivo
A denúncia de maus-tratos contra animais domésticos, silvestres e exóticos é legitimada pelo Art. 32 da Lei Federal nº9605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). Alguns exemplos de maus-tratos são: abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar; manter preso permanentemente em correntes; manter em locais pequenos e anti-higiênicos; não abrigar do sol, da chuva e do frio; não dar água e comida diariamente; negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido; obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força; capturar animais silvestres; promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc.

Se for situação flagrante ou emergência chame o 190. Caso contrário, junte o máximo de provas (como vídeos/fotos/depoimentos de testemunhas) e dirija-se a Polícia Militar ou Polícia Ambiental.

Ao ouvir seu relato o policial deve instaurar um inquérito policial. Se ele se negar a fazê-lo lembre-o de que ele pode ser responsabilizado pelo crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício ou praticá-lo contra disposição expressa da lei para satisfazer interesse ou sentimento pessoal). Exija falar com o delegado e caso não consiga atendimento satisfatório ligue para o Ministério Público. A imprensa também pode exercer papel importante na denúncia.

Se o animal for silvestre/exótico ligue para a Polícia Florestal ou IBAMA (0800-618080)

Para maiores informações acesse:

ANDA

PEA

Como resgatar/doar animais

É importante saber que o animal encontrado é sua responsabilidade. Não há local para onde encaminhar animais encontrados na rua.

Se você não tem como adotá-lo, pode ajudar a encontrar um novo lar e um novo guardião responsável.  Se não puder abrigá-lo em sua casa, procure um amigo, vizinho ou hotelzinho que possa ficar com ele até que encontre um lar definitivo e esteja pronto para adoção (vacinado, castrado e vermifugado).

Leve o cão/gato ao veterinário para verificar se está tudo bem com sua saúde. A cidade de São Paulo tem um Hospital Veterinário Público localizado na Rua Professor Carlos Zagotis, n3 – Tatuapé.

Verifique se não é um animal perdido. Faça cartazes com fotos e coloque na região onde o animal foi encontrado, além de anunciar em sites e redes sociais.

Alguns sites que divulgam animais perdidos:

Olhar Animal

Pet Pista

Achados e Perdidos

Cachorro Perdido

Eu Me Perdi

Valor Animal

Depois de seguir as orientações citadas acima, encaminhe para adoção.

Coloque cartazes em locais de movimento: pontos de ônibus, padarias, lojas, clínicas veterinárias e pet shops. Anuncie nas redes sociais e sites:

Adote Bicho

Adota Cão

Pets Online

Valor Animal

Você também pode levar o animal a feiras de adoção na sua cidade.

Para maiores informações acesse: PEA

Por que castrar?

Só assim você poderá diminuir o número de animais abandonados e sacrificados diariamente. A primeira causa do abandono é o descontrole populacional. Uma cadela não castrada e seus descendentes podem gerar em seis anos, 64 mil animais. Uma gata, em sete anos, 420 mil. A castração também previne doenças como câncer de mama, infecção no útero, hiperplasia de próstata, entre outras.

Quero adotar!

946600_525898217468935_364818194_n

Não patrocine o comércio de animais! Existem milhares de cachorros e gatos abandonados que precisam de um lar, enquanto criadores oportunistas exploram animais de raça.

Sites de adoção:

Olhar Animal – lista de eventos de adoção, lista mais completa de sites de adoção pelo Brasil, além do Formulário de Adoção.

Aila

Pet Pista

PEA

Me Adote

Patinhas Online

Alguns locais para adoção em São Paulo:

CCZ Centro de Controle de Zoonoses: Rua Santa Eulália, 86, Santana tel:(11) 62245500

Associação Natureza em Forma: Rua General Jardim, 234 tel:(11) 3151-2536/7766-1559

UIPA: Av Presidente Castelo Branco, 3200 tel:(11) 3313-5976

Quintal de São Francisco: (11) 5081-5446

Clube da Mancha: (11) 3865-6138

Vegetarianismo

GENERALfinal_nodie

Todos os anos são mortos mais de 70 bilhões de animais no mundo para o consumo humano. Só no Brasil há 205 milhões de bois, além de 4 bilhões de frangos e 40 milhões de porcos serem abatidos anualmente.

91% da área desmatada da Amazônia é utilizada para o pasto e plantação de grãos que servem de alimentos para a indústria pecuária.

Existe um enorme desperdício de água. Sabe quantos litros de água são utilizados para produção de um quilo de cada alimento? Carne bovina: 15400L/Carne suína: 5988L Frango: 4325L/Queijo: 5288L/Milho: 1222L/Banana: 790L/Laranja: 560L.

Um bife de 200g precisa de aproximadamente 3 mil litros de água para chegar no seu prato. Mais da metade mundial da produção de grãos é consumida pelos animais em forma de ração. Com os cereais utilizados para produzir 225g de carne bovina é possível alimentar 40 pessoas.

As previsões indicam que devido à pesca, em 2048 o oceano estará vazio!

A FAO (Food and Agriculture Organization) indica que os estoques de animais vivos mantidos para alimentação humana são os maiores responsáveis pelas mudanças climáticas (mais do que todos os veículos automotores somados)

Seja Vegetariano !!! Pelas pessoas, pelos animais, pelo planeta.

Sites úteis com dicas e receitas vegetarianas:

Revista dos Vegetarianos

Guia Vegano

Vegetarianismo

Cantinho Vegetariano

Olhar Animal

Guia de Restaurantes Vegetarianos 

Filmes:

A Carne é Fraca

Alguma vez você já pensou na trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Saiba dos impactos que o ato – aparentemente banal – de comer carne representa para a sua saúde, para os animais e para o planeta.

A Engrenagem

O filme tem a participação voluntária da modelo e apresentadora Ellen Jabour e do ator Eduardo Pires, ambos vegetarianos, e tem o objetivo de alertar e levantar algumas questões como “Você já se perguntou de onde vem nossa comida? Quais os impactos que ela nos traz?” A Engrenagem responde.

Uso de animais em testes de cosméticos e na educação:

GENERALfinal_nodie

Os testes em animais são realizados nas indústrias farmacêutica e cosmética, além de diversas universidades de medicina e veterinária ainda utilizarem animais vivos nas aulas de técnicas cirúrgicas, fisiologia, etc. Os animais são privados de sua liberdade, vivem em espaços pequenos e fechados, sem ar natural e são tratados como objetos de estudo. Boicote as empresas que testam em animais!

Testes em cosméticos:

NÃO testam: ADCOS, O Boticário, Quem Disse Berenice, Natura, Contém 1g, Éh Cosméticos, Est, Farmaervas, Ypê, Jequiti, Granado.

TESTAM: Revlon, Procter & Gamble, Unilever, Estée Lauder, L’Occitane, M.A.C Cosmetics (Estée Lauder), Mary Kay, Veet, Vichy (L’Oreal), Dove (Unilever), Oral B, Maybelline (L’Oreal), Avon, Johnson & Johnson, Lancôme (L’Oreal), Bic, LaRoche Posay (L’Oreal), Kerastase (L’Oreal), Neutrogena (Johnson & Johnson)

LISTAS:

Go Cruelty Free (produtos de vários países)

PETA (produtos importados)

PEA (produtos nacionais) que NÃO testam

Uso de animais vivos na educação:

Antes de se matricular, pergunte na Universidade se ela utiliza animais vivos e opte por uma que use métodos substitutivos.

Se a sua Universidade utiliza animais vivos, proteste! Não pratique crueldade. Você tem o direito de objeção de consciência.

Para mais informações:

 Promovendo a Substituição do Uso de Animais no Ensino Superior(de Thales Trez)

Filme:

Não Matarás

Produtos de limpeza, cosméticos, drogas. O uso de animais no ensino, o medo dos estudantes em expressar sua rejeição a esses métodos cruéis, a continuidade de um pensamento acadêmico ultrapassado. Filósofos, cientistas e ativistas revelam o que é mantido em segredo.

Anúncios

2 thoughts on “Informações Importantes: denúncia, resgate, vegetarianismo e testes em animais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: